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quarta-feira, 20 de abril de 2011

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


Considera-se que estamos perante uma dificuldade de aprendizagem quando uma criança, com um potencial para a aprendizagem médio, manifesta regularmente insucesso escolar. Este insucesso interfere significativamente com o rendimento académico e com as actividades que envolvam competências de leitura, escrita ou cálculo.
Estas crianças, habitualmente, demonstram desmotivação, desinteresse e pouco empenho nas tarefas escolares, visto que estão conscientes das suas dificuldades. Assim, todas as tarefas académicas que lhes são propostas são geradoras de um sentimento de incapacidade, que as leva à frustração. Neste sentido, quer os pais, quer os educadores devem valorizar o que a criança consegue fazer bem, potenciando, deste modo, a sua auto-estima. Assume uma grande importância mostrar à criança que apesar das suas dificuldades, esta é capaz de desempenhar bem tarefas num determinado domínio.
                Seguem-se algumas estratégicas que os pais poderão utilizar para auxiliar nas dificuldades dos seus filhos.
- Designar diariamente um horário de estudo, que a criança deverá sempre cumprir, onde terá que trabalhar nas suas aprendizagens.
- Existir previsibilidade e rotinas, visto estas favorecerem o desenvolvimento de um sentimento de segurança.
- Existir consistência nas indicações dadas à criança, evidenciando sempre o pretendido.
- Reforçar positivamente a criança sempre que consiga realizar uma tarefa com sucesso.
- O local de trabalho deve ser adequado, confortável e ter luz, não contendo elementos distractores. 

            Os materiais necessários para a realização de todas as tarefas escolares devem estar presentes, de forma a evitar as interrupções.

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