Visualizações de páginas no último mês

sábado, 16 de abril de 2011

Ansiedade

      Sabe como é sentir-se ansioso e nervoso? Quando sente um nó no estômago ou na garganta, o seu coração bate tão rápido e o ar não chega, sente suores pelo corpo, sente tonturas e sensação de cabeça vazia? Pois bem, agora imagine que vai sentir estes sintomas de forma recorrente e inesperada, em que estes aparecem subitamente e que frequentemente atingem o seu pico de maior intensidade rapidamente.    
        Acrescente, ainda, o medo constante de que estas crises se voltem a repetir. Pois bem, quem sofre de ansiedade ou ataque de pânico é isto que sente. Quando todos estes sintomas surgem aqueles pequenos minutos parecem uma eternidade. Depois volta lentamente tudo ao normal, mas com medo, muito medo que tudo aquilo se volte a repetir, e muito cansaço. Um ataque de pânico é daquelas coisas que só se conhece, vivendo-a.
        Neste sentido, podemos caracterizar um ataque de pânico como sendo um episódio isolado, onde o medo apresenta uma intensidade elevada, acompanhado de sintomas físicos e cognitivos (DSM-IV; APA, 1993). Este período é caracterizado por um intenso medo e desconforto, no qual pelo menos quatro dos seguintes sintomas se desenvolvem de forma abrupta e alcançam um pico de 10 minutos:
  - Palpitações, taquicardia ou ritmo cardíaco acelerado;
  - Suores;
  - Tremores;
  - Sensação de falta de ar; 
  - Sensação de asfixia; 
  - Dor ou desconforto torácico; 
  - Náuseas ou desconforto abdominal; 
  - Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio;
  - Desrealização (sensação de irrealidade) ou despersonalização (estar distanciado de si mesmo);
  - Medo de perder o controlo ou enlouquecer;
  - Medo de morrer;
          - Parestesias (anestesia ou sensação de formigueiro);
          - Calafrios ou ondas de calor.


Como actuar perante um ataque de pânico?
O que deve fazer é respirar utilizando a técnica de respiração abdominal e tente conversar consigo próprio num tom de voz calmo e tranquilo. Veja o que se encontra em seu redor e foque a sua atenção num objecto, vendo a sua cor, tamanho e textura. Atente aos cheiros e aos sons que tem o sítio onde se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário